terça-feira, 29 de março de 2011

Histórico da Escola

HISTÓRICO DA ESCOLA

Em 1986, existia uma área pertencente à Prefeitura Municipal, que se encontrava disponível para a construção de uma praça. Foi então que os representantes do bairro, na pessoa do Sr. Luís Ribeiro, presidente da associação de moradores, os senhores Francisco Carvalho e Ivanir Campana, também moradores do bairro, fizeram um levantamento do número de crianças que encontravam-se sem escola, encaminhando ao Executivo Municipal.
Após várias discussões, encontros e audiências, a escola iniciou suas atividades em 24 de março de 1986, tendo como primeira professora e diretora, Iara Teresinha Anzolin, e como primeira servente a Senhora Nair Minotto Centenaro.
Em 18 de abril do mesmo ano, houve a inauguração oficial da escola, que à denominação de Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Professor Arno Otto Kiehl, em Homenagem ao educador de personalidade marcante, que prestou relevantes trabalhos em vários estabelecimentos de ensino.
Atualmente a escola atende 468 alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental de 09 anos à 8ª série do 1º grau, funcionando em dois turnos: manhã e tarde. Tem como diretora a Senhora Deonice da Silva Gomes. Também conta com 32 professores e 09 funcionários para atender toda a clientela do bairro e arredores.
No dia 06 de abril de 1986, realizou-se uma assembléia geral para escolha da primeira diretora da Associação de pais e professores (APP). A escolha recaiu sobre: Aristides Luiz da Silva, presidente; Francisco Carvalho vice-presidente; Elmo Antônio de Oliveira 1º Secretário e Gervásio dos Santos 1º tesoureiro.
Arno Otto Kiehl, filho de Erna Wintz Kiehl e Otto Kiehl, nasceu em Cruz Alta- RS em 21 de junho de 1929. Iniciou seus estudos no Colégio Evangélico Augusto Pestana, em Ijuí-RS, sendo que mais tarde foi para o Colégio Sinedal , em São Leopoldo-RS e de lá para o Instituto Educacional de Passo Fundo, para atender a Igreja Metodista local e lecionar a disciplina de inglês no Instituto Educacional (IE).
Casou-se em 1957, com Ana Maria Romeiro e deste casamento nasceram: Ana Lúcia, Cláudio Nelson e Carlos Augusto. Já em 1960, abandonou o ministério pastoral, dedicando-se exclusivamente ao magistério, atuando no IE com a disciplina de inglês e francês, na escola Estadual Cecy Leite Costa, a disciplina de geografia e na UPF lecionou geografia e inglês.
Ainda cursou Estudos Sociais e Complementação em Geografia na UPF, bem como se especializou em Geografia Humana.
Foi grande incentivador da criação e desenvolvimento da Universidade de Passo Fundo, incansável batalhador pela melhoria do ensino. Sempre procurou transferir para seus alunos suas experiências de vida e seu amor pela cultura.
Foi profissional exemplar, agindo sempre com firmeza e justiça. Amava a vida e o que ela podia lhe oferecer. Foi pai e esposo amoroso. Deixou em todos a marca de sua personalidade. Faleceu no dia 22 de novembro de 1983, vítima de leucemia, após seis anos de luta contra a doença.

Nenhum comentário: